Há muitas explicações para o 1° de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1° de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1° de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
CURIOSIDADES SOBRE O DIA 1° DE ABRIL:
1957: Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades.
1964: Os militares derrubam o Presidente João Goulart, mas para evitar dizer que foi em 1° de Abril, dizem que o golpe foi em 31 de Março.
2005: Google Gulp: O Google cria a página sobre uma bebida sua.
2008: O sítio de relacionamentos Orkut altera temporariamente a sua logomarca para Yogurt, um jogo de letras com o nome original.
2008: A Wikipédia anuncia que apagará todas as imagens da Wikipédia lusófona por problemas de Copyright.
2008: A "Desciclopédia" anuncia que foi comprada pelo site Pudim.com.br, tornando-se a Pudimpédia.
2009: O site inglês "F1live" aproveitou o 1º de abril, dia da mentira, para lançar a falsa notícia de que Lewis Hamilton teria trocado a McLaren pela Brawn.
2009: 1º de abril tem Youtube de cabeça para baixo e piloto automático no Gmail.
2009: O site de downloads BaixaKi anuncia o projeto Windows 8, uma versão revisada do Windows 7.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

Nenhum comentário:
Postar um comentário